Site em desenvolvimento

Sendo testemunha de Jesus

continuação de <PE8 – Fazer tudo para a glória de Deus>

Pelo Espirito Santo somos Suas testemunhas:

Atos 1:8 > mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas (μάρτυς – martus, de martir) tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria e até aos confins da terra.

Atos 5:27-32 > Trouxeram-nos, apresentando-os ao Sinédrio. E o sumo sacerdote interrogou-os, dizendo: Expressamente vos ordenamos que não ensinásseis nesse nome; contudo, enchestes Jerusalém de vossa doutrina; e quereis lançar sobre nós o sangue desse homem. Então, Pedro e os demais apóstolos afirmaram: Antes, importa obedecer a Deus do que aos homens. O Deus de nossos pais ressuscitou a Jesus, a quem vós matastes, pendurando-o num madeiro. Deus, porém, com a sua destra, o exaltou a Príncipe e Salvador, a fim de conceder a Israel o arrependimento e a remissão de pecados.Ora, nós somos testemunhas (μάρτυς – martus, de martir) destes fatos, e bem assim o Espírito Santo, que Deus outorgou aos que lhe obedecem.

Atos 5:40,41 > Chamando os apóstolos, açoitaram-nos e, ordenando-lhes que não falassem em o nome de Jesus, os soltaram. E eles se retiraram do Sinédrio regozijando-se por terem sido considerados dignos de sofrer afrontas por esse Nome.

Ser testemunha não é simplesmente repassar mensagens de terceiros ou mesmo da Bíblia. Em qualquer sistema judicial só se qualifica para testemunha quem vivenciou ou viu um fato ou evento. No nosso caso, que conhecemos o Senhor mais de milênio após Ele haver estado nesta terra, é o Espirito Santo que nos qualifica. A nossa experiência pessoal com este Senhor é fundamental para nos qualificar como testemunhas, e isto deve ficar claro em nossa mudança de conduta perante os homens ao não mais seguirmos os caminhos que antes seguíamos (Romanos 6:17,18; 11:30,31: 1 Corintios 12:2; Efésios 2:1-3,11,12; Colossenses 1:21-23; Tito 3:3; 1 Pedro 4:4). Além disto temos as nossas experiências com este Espirito, das quais podemos testemunhar. O segundo ponto sobre ser testemunha é a fidelidade da testemunha com o que está testemunhando, de maneira que nada pode dissuadir de testificar sobre a verdade. A verdadeira testemunha não pode ser subornada ou dissuadida com ameaças, tortura ou mesmo com a morte. Por isto em grego testemunha é martir.

Atos 22:14,15 > Então, ele disse: O Deus de nossos pais, de antemão, te escolheu para conheceres a sua vontade, veres o Justo e ouvires uma voz da sua própria boca, porque terás de ser sua testemunha diante de todos os homens, das coisas que tens visto e ouvido.

Marcos 5:18 > Ao entrar Jesus no barco, suplicava-lhe o que fora endemoninhado que o deixasse estar com ele. Jesus, porém, não lho permitiu, mas ordenou-lhe: Vai para tua casa, para os teus. Anuncia-lhes tudo o que o Senhor te fez e como teve compaixão de ti. Então, ele foi e começou a proclamar em Decápolis tudo o que Jesus lhe fizera; e todos se admiravam.

João 4:29,30 > Vinde comigo e vede um homem que me disse tudo quanto tenho feito. Será este, porventura, o Cristo?! Saíram, pois, da cidade e vieram ter com ele.

João 4:39 > Muitos samaritanos daquela cidade creram nele, em virtude do testemunho da mulher, que anunciara: Ele me disse tudo quanto tenho feito.

Outra coisa importante é termos uma boa confissão de nossa fé perante os homens e a sociedade. Isto nos guarda de assédios de incrédulos que possam imaginar que ainda estaríamos concorrendo com eles nos mesmos caminhos.

Mateus 10:32,33 > Portanto, todo aquele que me confessar diante dos homens, também eu o confessarei diante de meu Pai, que está nos céus; mas aquele que me negar diante dos homens, também eu o negarei diante de meu Pai, que está nos céus.

Romanos 10:9,10 > Se, com a tua boca, confessares Jesus como Senhor e, em teu coração, creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo. Porque com o coração se crê para justiça e com a boca se confessa a respeito da salvação.

1Timóteo 6:12-14 > Combate o bom combate da fé. Toma posse da vida eterna, para a qual também foste chamado e de que fizeste a boa confissão perante muitas testemunhas. Exorto-te, perante Deus, que preserva a vida de todas as coisas, e perante Cristo Jesus, que, diante de Pôncio Pilatos, fez a boa confissão, que guardes o mandato imaculado, irrepreensível, até à manifestação de nosso Senhor Jesus Cristo;

Ainda relativo ao nosso testemunho, somos de uma palavra, e sérios naquilo que nos comprometemos:

Mateus 5:33-37 > Também ouvistes que foi dito aos antigos: Não jurarás falso, mas cumprirás rigorosamente para com o Senhor os teus juramentos. Eu, porém, vos digo: de modo algum jureis; nem pelo céu, por ser o trono de Deus; nem pela terra, por ser estrado de seus pés; nem por Jerusalém, por ser cidade do grande Rei; nem jures pela tua cabeça, porque não podes tornar um cabelo branco ou preto. Seja, porém, a tua palavra: Sim, sim; não, não. O que disto passar vem do maligno.

Finalmente, não devemos deixar de ter equilíbrio e sabedoria. Nem sempre devemos nos declarar explicitamente e ostensivamente, mas sermos prudentes e sábios, para que com nossa atitude tola não envergonhemos o nosso testemunho.

Mateus 10:16 > Eis que eu vos envio como ovelhas para o meio de lobos; sede, portanto, prudentes como as serpentes e símplices como as pombas.

Continua em <PEA – Guardando a santidade do santuário do Espirito Santo>

Liberada a cópia desde que citada a fonte