Site em desenvolvimento
continuação de <FL4 – Quem são os filhos de Deus – educação para o amadurecimento>
Como dito no artigo anterior, o requisito para o amadurecimento é mais do que crescimento ou educação do modo de proceder. Por isto, nos primórdios da Igreja, na pregação do CAMINHO como evangelho, sempre era deixado clara a necessidade de passarmos por muitas tribulações para termos participação no Reino de Deus:
Atos 14:21,22 > E, tendo anunciado o evangelho naquela cidade e feito muitos discípulos, voltaram para Listra, e Icônio, e Antioquia, fortalecendo a alma dos discípulos, exortando-os a permanecer firmes na fé; e mostrando que, através de muitas tribulações, nos importa entrar no reino de Deus.
O nosso próprio Senhor Jesus precisou ser aperfeiçoado por meio de sofrimentos, ainda que não tivesse pecado algum, logo o que sobra para nós que no velho homem nascemos em pecado?
Hebreus 2:10 > Porque convinha que aquele, por cuja causa e por quem todas as coisas existem, conduzindo muitos filhos à glória, aperfeiçoasse, por meio de sofrimentos, o Autor da salvação deles.
Hebreus 5:7-9 > Ele, Jesus, nos dias da sua carne, tendo oferecido, com forte clamor e lágrimas, orações e súplicas a quem o podia livrar da morte e tendo sido ouvido por causa da sua piedade, embora sendo Filho, aprendeu a obediência pelas coisas que sofreu e, tendo sido aperfeiçoado, tornou-se o Autor da salvação eterna para todos os que lhe obedecem,
Na verdade o Nosso Senhor abriu um novo e vivo CAMINHO para nós:
Hebreus 10:19,20 > Tendo, pois, irmãos, intrepidez para entrar no Santo dos Santos, pelo sangue de Jesus, pelo novo e vivo caminho que ele nos consagrou pelo véu, isto é, pela sua carne,
Assim, Ele nos chama para segui-Lo. Porém Ele deixa claro que é uma decisão de pagar um preço alto1:
Mateus 16:24 > Então, disse Jesus a seus discípulos: Se alguém quer vir após mim, a si mesmo se negue, tome a sua cruz e siga-me.
E neste CAMINHO iremos sofrer a perda da nossa vida da alma2:
Mateus 16:25 > Porquanto, quem quiser salvar a sua vida3 perdê-la-á; e quem perder a vida3 por minha causa achá-la-á.
Ao apresentar o CAMINHO mediante o evangelho pregado nos primórdios da Igreja, os apóstolos deixavam claro que quem for seguir o Senhor precisa se preparar para tribulações e sofrimentos4:
Romanos 8:17,18 > Ora, se somos filhos, somos também herdeiros, herdeiros de Deus e co-herdeiros com Cristo; se com ele sofremos, também com ele seremos glorificados. Porque para mim tenho por certo que os sofrimentos do tempo presente não podem ser comparados com a glória a ser revelada em nós.
2Corintios 1:6,7 > Mas, se somos atribulados, é para o vosso conforto e salvação; se somos confortados, é também para o vosso conforto, o qual se torna eficaz, suportando vós com paciência os mesmos sofrimentos que nós também padecemos. A nossa esperança a respeito de vós está firme, sabendo que, como sois participantes dos sofrimentos, assim o sereis da consolação.
1Pedro 4:12-16 > Amados, não estranheis o fogo ardente que surge no meio de vós, destinado a provar-vos, como se alguma coisa extraordinária vos estivesse acontecendo; pelo contrário, alegrai-vos na medida em que sois co-participantes dos sofrimentos de Cristo, para que também, na revelação de sua glória, vos alegreis exultando. Se, pelo nome de Cristo, sois injuriados, bem-aventurados sois, porque sobre vós repousa o Espírito da glória e de Deus. Não sofra, porém, nenhum de vós como assassino, ou ladrão, ou malfeitor, ou como quem se intromete em negócios de outrem; mas, se sofrer como cristão, não se envergonhe disso; antes, glorifique a Deus com esse nome.
1Pedro 5:8,9 > Sede sóbrios e vigilantes. O diabo, vosso adversário, anda em derredor, como leão que ruge procurando alguém para devorar; resisti-lhe firmes na fé, certos de que sofrimentos iguais aos vossos estão-se cumprindo na vossa irmandade espalhada pelo mundo.
1Pedro 1:5-9 > que sois guardados pelo poder de Deus, mediante a fé, para a salvação preparada para revelar-se no último tempo. Nisso exultais, embora, no presente, por breve tempo, se necessário, sejais contristados por várias provações, para que, uma vez confirmado o valor da vossa fé, muito mais preciosa do que o ouro perecível, mesmo apurado por fogo, redunde em louvor, glória e honra na revelação de Jesus Cristo; a quem, não havendo visto, amais; no qual, não vendo agora, mas crendo, exultais com alegria indizível e cheia de glória, obtendo o fim da vossa fé: a salvação da vossa alma.
Romanos 5:3,4 > E não somente isto, mas também nos gloriamos nas próprias tribulações, sabendo que a tribulação produz perseverança; e a perseverança, experiência; e a experiência, esperança.
Assim dá para perceber a enorme diferença do evangelho pregado no inicio da Igreja para o evangelho pregado hoje, que promete inúmeros benefícios aqui nesta vida.
Recomenda-se continuar em <FL6 – Quem são os filhos de Deus – conformados por Deus no caminho da cruz>
Liberada a cópia desde que citada a fonte