Site em desenvolvimento

Porque a Bíblia deve ser levada a sério

Da <A abordagem deste site>

Pode que talvez algum filho de Deus questione a necessidade de esclarecer e fundamentar a credibilidade e autenticidade das escrituras, bastando antes simplesmente crer e ter experiência com o Espirito Santo. No entanto, embora realmente a grande maioria dos que nasceram de novo tiveram tal experiência pessoal, que se constitui na mais forte evidencia e fundamento para a sua fé pessoal, é muito importante deixar claro quando apresentamos o Evangelho que a fé da Bíblia se baseia em FATOS e não em um imaginário religioso humano.

2Pedro 1:16-21 > Porque não vos demos a conhecer o poder e a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo seguindo fábulas engenhosamente inventadas, mas nós mesmos fomos testemunhas oculares da sua majestade, pois ele recebeu, da parte de Deus Pai, honra e glória, quando pela Glória Excelsa lhe foi enviada a seguinte voz: Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo. Ora, esta voz, vinda do céu, nós a ouvimos quando estávamos com ele no monte santo. Temos, assim, tanto mais confirmada a palavra profética, e fazeis bem em atendê-la, como a uma candeia que brilha em lugar tenebroso, até que o dia clareie e a estrela da alva nasça em vosso coração, sabendo, primeiramente, isto: que nenhuma profecia da Escritura provém de particular elucidação; porque nunca jamais qualquer profecia foi dada por vontade humana; entretanto, homens [santos] falaram da parte de Deus, movidos pelo Espírito Santo.

Relato do testemunho ocular em Mateus 17:1-6; Marcos 9:2-9; e Lucas 9:29-36.

A falta de cuidado em fundamentar o que cremos nos fatos leva ao risco de tratar as coisas das escrituras no mesmo nível que qualquer crenças ou crendices que até mesmo não tenham conexão com os fatos da história e com a realidade que nos cerca. Deste modo o risco seria colocar no mesmo nível a fé descrita na Bíblia com a fé/crenças que as religiões e o mundo entendem como tal [Ver sobre o ‘Mistério da fé’]. Neste sentido encontra-se na internet material de esclarecimento muito precioso, o qual recomendamos para a consulta e consideração [ver também em REFERÊNCIAS]:

> Sobre porque você deve acreditar na Bíblia: https://www.suaescolha.com/a/biblia.html.

> Perguntas sobre a Bíblia: https://www.gotquestions.org/Portugues/perguntas-sobre-Biblia.html.

Se examinar as referências acima será possível constatar a abundância de evidencias arqueológicas e de profecias já cumpridas, assim como a cronologia dos livros da Bíblia, de como levou cerca de 1600 anos para ser escrita, tornando-a o mais precioso legado de Deus para a humanidade. Identifica-se aproximadamente cerca de 40 autores dos 66 livros da Bíblia (39 do Velho Testamento, ou Velha Aliança, e 27 do Novo Testamento, ou Nova Aliança). Além de viverem em épocas da história totalmente distintas em termos de cultura, língua, etc, o perfil destes autores variava desde eruditos, estadistas, militares, sacerdotes, reis, pescadores, pastores, lavradores a pessoas comuns. Apesar disto é impressionante a harmonia e coerência de toda a Bíblia, tanto que alguns incrédulos questionam se não teria sido composta em uma mesma época, atribuindo intenções ocultas na sua elaboração. Felizmente as evidências arqueológicas e históricas são tão abundantes que nos permitem constatar a total falta de fundamento de tais questionamentos e alegações. No item 1.4) nas referencias deste site tem link de palestras sobre como foi montado o cânon da Bíblia e Princípios aplicados para considerar escrito como inspirado por Deus:

a) É Autorizado,

b) É profético,

c) É confiável,

d) É dinâmico,

e) Amplamente aceito.

Verificando um pouco mais o que a Bíblia fala sobre as escrituras:

Mateus 22:29 > Respondeu-lhes Jesus: Errais, não conhecendo as Escrituras nem o poder de Deus.

Marcos 12:24 > Respondeu-lhes Jesus: Não provém o vosso erro de não conhecerdes as Escrituras, nem o poder de Deus?

João 7:38 > Quem crer em mim, como diz a Escritura, do seu interior fluirão rios de água viva.

Os versículos acima deixam bem claro a importância do conhecimento das escrituras, inclusive sobre a forma de crer. E sobre aqueles que questionam a correção e infalibilidade das escrituras, a Bíblia mesmo responde:

João 10:35 > Se ele chamou deuses àqueles a quem foi dirigida a palavra de Deus, e a Escritura não pode falhar, (palavra proferida por Jesus)

Na verdade os eventos que tem ocorrido simplesmente corroboram com a exatidão e confiabilidade das escrituras, pois já se tem comprovado centenas de profecias que foram cumpridas, com o registro do evento em si e a previsão feita vários séculos antes, e a própria escritura registra esta constatação (ver itens 1.5 e 1.6 em REFERÊNCIAS):

João 2:19-22 > Jesus lhes respondeu: Destruí este santuário, e em três dias o reconstruirei. Replicaram os judeus: Em quarenta e seis anos foi edificado este santuário, e tu, em três dias, o levantarás? Ele, porém, se referia ao santuário do seu corpo. Quando, pois, Jesus ressuscitou dentre os mortos, lembraram-se os seus discípulos de que ele dissera isto; e creram na Escritura e na palavra de Jesus.

Atos 1:16, 17 > Irmãos, convinha que se cumprisse a Escritura que o Espírito Santo proferiu anteriormente por boca de Davi, acerca de Judas, que foi o guia daqueles que prenderam Jesus, porque ele era contado entre nós e teve parte neste ministério.

Ainda sobre a real autoria das escrituras, o que explica tamanha harmonia e coerência a despeito de ter sido escrita por cerca de 1.600 anos por escritores de tão variado perfil e antecedente:

2Tm 3:16, 17 > Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça, a fim de que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra.

Somente DEUS, o verdadeiro AUTOR (conforme 2 Pedro 1:21), é eterno (Deuteronômio 33:27; Isaías 40:28) e não está sujeito a situações e ao tempo!

Seja como for, a influencia da Bíblia sobre a história da humanidade é inegável e presente mesmo no contexto secular e ateu. Afinal quer seja cristão ou não, o mundo inteiro utiliza um calendário cujo ano ZERO seria o do presumível nascimento de Jesus (hoje se sabe que devido a algumas confusões na construção do calendário, este evento deve ter ocorrido 4 anos antes).

Assim, neste site primeiramente houve a preocupação em estabelecer o fundamento da Fé genuína, pois em todo o site serão apresentadas as escrituras, evitando fazer muita inferência, pois uma vez o buscador, enquanto estiver no CAMINHO, mantiver a comunhão com este Espirito, o próprio Espirito irá esclarecê-lo. Os trechos das escrituras selecionados são como a montagem de um quebra-cabeças coerente que permitem ver mediante a leitura direta da Bíblia o contexto e cenário dos ensinamentos mais cruciais, que compõe o próprio fundamento de nossa fé! Após esta página recomendamos a navegação em [‘O que buscamos ao estudar a bíblia’].

Liberada a cópia desde que citada a fonte