Site em desenvolvimento

Perseverando no CAMINHO

continuação de <PE2 – A decisão em seguir o CAMINHO>

Fundamental é estarmos claros de quem nos guia no CAMINHO é o próprio Senhor Jesus por meio do Seu Espirito que habita em nós (João 10:9-16). Por isto é importante que estejamos desejosos de seguí-Lo onde quer que Ele nos chame. Isto irá depender do quanto tenhamos nos consagrado a Ele, reconhecendo Seu Senhorio sobre nossas vidas, conscientes de que fomos comprados pelo Seu sangue (ver PE0 -A consciência e conduta de quem foi comprado por Jesus sendo fundamental para o CAMINHO). O livro de Hebreus trata desta carreira no CAMINHO. O trecho a seguir é bem claro:

Portanto, também nós, visto que temos a rodear-nos tão grande nuvem de testemunhas, desembaraçando-nos de todo peso e do pecado que tenazmente nos assedia, corramos, com perseverança, a carreira que nos está proposta, olhando firmemente para o Autor e Consumador da fé, Jesus, o qual, em troca da alegria que lhe estava proposta, suportou a cruz, não fazendo caso da ignomínia, e está assentado à destra do trono de Deus.” (Hebreus 12:1,2)

Ele é o nosso encorajamento para perseverarmos no CAMINHO, pois foi Ele quem abriu este caminho e foi o pioneiro em percorrê-Lo.

Tendo, pois, irmãos, intrepidez para entrar no Santo dos Santos, pelo sangue de Jesus, pelo novo e vivo caminho que ele nos consagrou pelo véu, isto é, pela sua carne, e tendo grande sacerdote sobre a casa de Deus, aproximemo-nos, com sincero coração, em plena certeza de fé, tendo o coração purificado de má consciência e lavado o corpo com água pura.” (Hebreus 10:19-22)

Hebreus 2:14,15 > Visto, pois, que os filhos têm participação comum de carne e sangue, destes também ele, igualmente, participou, para que, por sua morte, destruísse aquele que tem o poder da morte, a saber, o diabo, e livrasse todos que, pelo pavor da morte, estavam sujeitos à escravidão por toda a vida.

Hebreus 5:7-10 > Ele, Jesus, nos dias da sua carne, tendo oferecido, com forte clamor e lágrimas, orações e súplicas a quem o podia livrar da morte e tendo sido ouvido por causa da sua piedade, embora sendo Filho, aprendeu a obediência pelas coisas que sofreu e, tendo sido aperfeiçoado, tornou-se o Autor da salvação eterna para todos os que lhe obedecem, tendo sido nomeado por Deus sumo sacerdote, segundo a ordem de Melquisedeque.

Neste livro de Hebreus tem 5 advertências:

1) Não negligenciar o que foi falado por meio do Filho (Hebreus 2:1-4)

2) Ao ouvir a Sua voz, não endurecer o coração para que não caia em incredulidade perversa e não entremos no Seu descanso (Hebreus 3:7-4:13)

3) Não sermos indolentes, mas antes diligentes neste Caminho, para que sejamos levados a maturidade, não permanecendo imaturos a despeito do tempo decorrido como cristãos (Hebreus 5:11-6:20). Andando prudentemente como sábios, remindo o tempo (Efésios 5:15-17)

4) Não retroceder para a religião (na época era o judaísmo e hoje são as inúmeras crenças e religiões), mas guardar firme a confissão da esperança, sem vacilar, pois quem fez a promessa é fiel (Hebreus 10:19-39). Não retrocedendo para o jugo da lei (Gálatas 3:1-5)

5) Perseverar na corrida e não decair da Graça, para que não caia em um coração indiferente às promessas de Deus como fez Esaú, que depois não achou lugar de arrependimento, embora, com lágrimas, o tivesse buscado (Hebreus 12:1-29). Um grande risco para o cristão, o de perder a sensibilidade da consciência, tornando-se incapaz de se arrepender, apenas tendo remorso (conforme 1 Timóteo 4:2; Tito 1:15).

É prudente atentar a estas advertências em nosso andar e carreira, e a recomendação da escritura é que em nosso andar diário e comum estejamos sempre na luz (João 12:35; Efésios 5:8), no espirito (Gálatas 5:16; 25), em amor (Efésios 5:2), e sempre Nele (Colossenses 2:6). Assim precisamos atentar a dois aspectos de nossa corrida: o andar comum diário, e não perder o alvo das promessas dadas pelo Senhor (1 Corintios 9:24-27; Filipenses 3:12-17; 2 Pedro 2:3-8).

Recomenda-se continuar em <PE4 – Os dois tipos de andar no CAMINHO>

Liberada a cópia desde que citada a fonte