Site em desenvolvimento
continuação de <PE3 – Perseverando no CAMINHO>
A nossa consagração irá definir a direção do nosso andar, se realmente decidimos pelo andar das pisadas da fé que teve Abraão:
Romanos 4:11,12 > E recebeu o sinal da circuncisão como selo da justiça da fé que teve quando ainda incircunciso; para vir a ser o pai de todos os que crêem, embora não circuncidados, a fim de que lhes fosse imputada a justiça, e pai da circuncisão, isto é, daqueles que não são apenas circuncisos, mas também andam (στοιχέω – stoicheō = andar com uma direção definida) nas pisadas da fé que teve Abraão, nosso pai, antes de ser circuncidado.
E como seria e para qual direção este ‘στοιχέω’ (stoicheō)?
Hebreus 11:8-10 > Pela fé, Abraão, quando chamado, obedeceu, a fim de ir para um lugar que devia receber por herança; e partiu sem saber aonde ia. Pela fé, peregrinou na terra da promessa como em terra alheia, habitando em tendas com Isaque e Jacó, herdeiros com ele da mesma promessa; porque aguardava a cidade que tem fundamentos, da qual Deus é o arquiteto e edificador.
Hebreus 11:13-16 > Todos estes morreram na fé, sem ter obtido as promessas; vendo-as, porém, de longe, e saudando-as, e confessando que eram estrangeiros e peregrinos sobre a terra. Porque os que falam desse modo manifestam estar procurando uma pátria. E, se, na verdade, se lembrassem daquela de onde saíram, teriam oportunidade de voltar. Mas, agora, aspiram a uma pátria superior, isto é, celestial. Por isso, Deus não se envergonha deles, de ser chamado o seu Deus, porquanto lhes preparou uma cidade.
Tal andar portanto indica onde de fato está a nossa esperança (Atos 26:6,7; Romanos 5:2-5; 8:20-25; 15:13; 2 Corintios 3:11,12; Efésios 1:18,19; Filipenses 3:20,21; 1 Timoteo 4:10; 6:17; Tito 2:11-13; Hebreus 3:6; 6:11,12; 10:23; 1 Pedro 1:3-9, 21; 3:15; 1 João 3:1-3). Assim, a estes que andam conforme esta norma:
Gálatas 6:16 > E, a todos quantos andarem (στοιχέω – stoicheō = andar com uma direção definida) de conformidade com esta regra (κανών – kanōn = ou princípio), paz e misericórdia sejam sobre eles e sobre o Israel de Deus.
O outro tipo de andar é o peripateō (περιπατέω), que significa o andar comum diário como conduzimos nossa vida para atender o dia a dia (conforme 1 Pedro 4:3):
Efésios 4:1-3 > Rogo-vos, pois, eu, o prisioneiro no Senhor, que andeis (περιπατέω – peripateō) de modo digno da vocação a que fostes chamados, com toda a humildade e mansidão, com longanimidade, suportando-vos uns aos outros em amor, esforçando-vos diligentemente por preservar a unidade do Espírito no vínculo da paz;
Efésios 5:1-13 > Sede, pois, imitadores de Deus, como filhos amados; e andai (περιπατέω – peripateō) em amor, como também Cristo nos amou e se entregou a si mesmo por nós, como oferta e sacrifício a Deus, em aroma suave. Mas a impudicícia e toda sorte de impurezas ou cobiça nem sequer se nomeiem entre vós, como convém a santos; nem conversação torpe, nem palavras vãs ou chocarrices, coisas essas inconvenientes; antes, pelo contrário, ações de graças. Sabei, pois, isto: nenhum incontinente, ou impuro, ou avarento, que é idólatra, tem herança no reino de Cristo e de Deus. Ninguém vos engane com palavras vãs; porque, por essas coisas, vem a ira de Deus sobre os filhos da desobediência. Portanto, não sejais participantes com eles. Pois, outrora, éreis trevas, porém, agora, sois luz no Senhor; andai como filhos da luz (porque o fruto da luz consiste em toda bondade, e justiça, e verdade), provando sempre o que é agradável ao Senhor. E não sejais cúmplices nas obras infrutíferas das trevas; antes, porém, reprovai-as. Porque o que eles fazem em oculto, o só referir é vergonha. Mas todas as coisas, quando reprovadas pela luz, se tornam manifestas; porque tudo que se manifesta é luz.
Aos Gálatas novamente é descrito este andar:
Gálatas 5:16 > Digo, porém: andai (περιπατέω – peripateō) no Espírito e jamais satisfareis à concupiscência da carne.
Gálatas 5:17-24 > Porque a carne milita contra o Espírito, e o Espírito, contra a carne, porque são opostos entre si; para que não façais o que, porventura, seja do vosso querer. Mas, se sois guiados pelo Espírito, não estais sob a lei. Ora, as obras da carne são conhecidas e são: prostituição, impureza, lascívia, idolatria, feitiçarias, inimizades, porfias, ciúmes, iras, discórdias, dissensões, facções, invejas, bebedices, glutonarias e coisas semelhantes a estas, a respeito das quais eu vos declaro, como já, outrora, vos preveni, que não herdarão o reino de Deus os que tais coisas praticam. Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio. Contra estas coisas não há lei. E os que são de Cristo Jesus crucificaram a carne, com as suas paixões e concupiscências.
Gálatas 5:25 > Se vivemos no Espírito, andemos (στοιχέω – stoicheō) também no Espírito.
Gálatas 5:16 e 25 parecem repetitivos, mas notando a palavra grega original percebe-se que são diferentes. O verso 16 se refere ao andar comum (περιπατέω – peripateō) e o verso 25 ao andar com uma meta ou alvo (στοιχέω – stoicheō). Ambos os tipos de andar devem ser no espirito. Se não houver este cuidado, haverá o risco de tentar se aperfeiçoar na carne (Gálatas 3:3) via nossa própria religião que possamos imaginar ou qualquer outra. No outro extremo, o descaso com qualquer destes tipos de andar nos coloca em risco de viver dissolutamente e a nos misturar com as maneiras do mundo do qual o Nosso Senhor nos salvou (Lucas 15:13; 2 Pedro 2:9-22; Judas 8-16). Assim precisamos atentar a dois aspectos de nossa corrida: o andar comum diário, e não perder o alvo das promessas dadas pelo Senhor (1 Corintios 9:24-27; Filipenses 3:12-17).
Continua em <PE5 – O guiar do Espirito sendo essencial para andar no CAMINHO>
Liberada a cópia desde que citada a fonte