Site em desenvolvimento
continuação de <Mistério da Piedade multiplicado>
Após tocar no Senhor e perceber Seu falar direto e específico a nós (ver “O falar de Deus sendo o nosso Alimento” e “Alimentando-se do falar de Deus”), espontaneamente oramos em nosso espirito, pois estamos a contemplar o Nosso Senhor. Quando o ministrar da palavra a nós vem do Falar de Deus o nosso coração arde em amor ao Nosso Senhor, e percebemos que o nosso coração é também Sua morada:
João 14:23 > Respondeu Jesus: Se alguém me ama, guardará a minha palavra; e meu Pai o amará, e viremos para ele e faremos nele morada.
Esta experiência é maravilhosa como testifica:
Colossenses 3:16 > Habite, ricamente, em vós a palavra de Cristo; instruí-vos e aconselhai-vos mutuamente em toda a sabedoria, louvando a Deus, com salmos, e hinos, e cânticos espirituais, com gratidão, em vosso coração.
E nos leva a aumentar o amor pelo Nosso Senhor, mesmo nunca tendo visto a Ele fisicamente:
1Pedro 1:8 > a quem, não havendo visto, amais; no qual, não vendo agora, mas crendo, exultais com alegria indizível e cheia de glória,
Salmo 27:4 > Uma coisa peço ao SENHOR, e a buscarei: que eu possa morar na Casa do SENHOR todos os dias da minha vida, para contemplar a beleza do SENHOR e meditar no seu templo.
SIM, neste meditar (Josué 1:8; 5:27; Salmo 1:2; 1 Timóteo 4:15) em oração eventualmente estamos a contemplar a beleza de Nosso Senhor:
2 Coríntios 3:18 > E todos nós, com o rosto desvendado, contemplando, como por espelho, a glória do Senhor, somos transformados, de glória em glória, na sua própria imagem, como pelo Senhor, o Espírito.
E assim somos transformados, compartilhando cada vez mais de Sua própria natureza (ver 2 Pedro 1:4). Transformação esta que tem por requisito a renovação de nossa mente (ver Romanos 12:2 e Efésios 4:22-24), o que só pode ocorrer no novo homem nascido de Deus, por isto a necessidade de fazer morrer a nossa velha natureza (ver Colossenses 3:1-10).
Portanto não podemos esquecer que é fundamental ter a atitude de BUSCAR o Senhor para que possamos experimentar o Seu trabalhar em nossos corações (existem mais de 30 ocorrências deste termo na Bíblia). Atitude passiva, delegando a outros esta busca e assim esperando que consigamos alimento espiritual consistente é um ledo engano. Quem tem este tipo de atitude terá dificuldade para crescer e permanecerá muito tempo sem atingir a maturidade (Ver Hebreus 5:11-14). É necessário que sejamos buscadores, que buscam em Sua Palavra o sustento espiritual. Os servos que nosso Senhor providencia para suprir a Igreja nos fornecem água e indicam o campo onde vamos buscar o alimento (como ilustrado em Ruth 2:8-23). Se não houver a nossa busca pessoal, a maior parte das palavras trazidas pelos servos de Deus irão cair no esquecimento, e as distrações do dia a dia e até o inimigo irá remover tais sementes do nosso coração (ver Mateus 13:4,19; Marcos 4:4,15; Lucas 8:5,12). Por isto o meditar em oração é fundamental, pois permite que tenhamos uma experiência pessoal com a Palavra rhema (ver detalhes “PA5 – O falar de Deus sendo o nosso Alimento”) e com isto um entendimento espiritual na nova criação, o que ficará retido e gravado em nossos corações para a eternidade e não será arrebatado pelo inimigo de Deus. Assim conforme a exortação de Paulo a Timóteo:
1 Timóteo 4:6 > Expondo estas coisas aos irmãos, serás bom ministro de Cristo Jesus, alimentado com as palavras da fé e da boa doutrina que tens seguido.
Antes de Jesus morrer e ressuscitar, apenas Ele podia manifestar o Falar instantâneo de Deus (Rema). Agora, depois de ressuscitado, Jesus nos gerou uma nova criação (2Corintios 5:17 > E, assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura; as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas. Ver também Romanos 6:5-11) e hoje a palavra se multiplicou (Atos 6:7; 12:24 > λόγος – logos). Este Logos que habita em nós permite que Cristo fale rēma (ῥῆμα) através de nós, que irá suprir Cristo seja quando pregamos o evangelho, seja quando profetizamos ou ministramos a palavra de Deus. Esta é a base de todos os ministérios – Cristo em todos edificando o corpo (Efésios 4:1-16).
Liberada a cópia desde que citada a fonte