Site em desenvolvimento
continuação de <Amor pelo Nosso Senhor e pela Sua Palavra>
Outro aspecto fundamental é entender que a mensagem da escritura não pode ser compreendida e aceita pelo homem natural/intelectual. É muito tola a presunção em achar que a abordagem intelectual e cientifica humana seria capaz de captar e aceitar o pleno entendimento das coisas espirituais! Tal abordagem é no máximo útil para entender superficialmente o “mapa”. A natureza da mensagem da escritura é muito mais abrangente e profunda do que apenas esclarecimento intelectual (ver em A palavra (verbo) sendo o próprio Deus).
1Corintios 2:6-14 > Entretanto, expomos sabedoria entre os experimentados; não, porém, a sabedoria deste século, nem a dos poderosos desta época, que se reduzem a nada; mas falamos a sabedoria de Deus em mistério, outrora oculta, a qual Deus preordenou desde a eternidade para a nossa glória; sabedoria essa que nenhum dos poderosos deste século conheceu; porque, se a tivessem conhecido, jamais teriam crucificado o Senhor da glória; mas, como está escrito: Nem olhos viram, nem ouvidos ouviram, nem jamais penetrou em coração humano o que Deus tem preparado para aqueles que o amam. Mas Deus no-lo revelou pelo Espírito; porque o Espírito a todas as coisas perscruta, até mesmo as profundezas de Deus. Porque qual dos homens sabe as coisas do homem, senão o seu próprio espírito, que nele está? Assim, também as coisas de Deus, ninguém as conhece, senão o Espírito de Deus. Ora, nós não temos recebido o espírito do mundo, e sim o Espírito que vem de Deus, para que conheçamos o que por Deus nos foi dado gratuitamente. Disto também falamos, não em palavras ensinadas pela sabedoria humana, mas ensinadas pelo Espírito, conferindo coisas espirituais com espirituais. Ora, o homem natural não aceita as coisas do Espírito de Deus, porque lhe são loucura (μωρία – mōria = tolice ou absurdo); e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente.
O trecho da escritura acima é praticamente auto explicativo do porque a mente natural não consegue captar e aceitar as coisas espirituais. Diante disto, qual a melhor abordagem para estudar a Bíblia? Inicialmente precisamos buscar a nossa própria experiência de “ler o mapa” e ir até o Senhor para pedir a Ele luz e direção sobre como seguir no Caminho. Não é recomendável começar com Bíblia anotada ou com notas, porque ai se tende a não depender da comunhão com o Espirito para ganhar luz sobre a palavra. O mesmo se aplica a leitura de comentários e estudos. Estes comentários e estudos serão de ajuda depois de nós mesmos termos alguma experiência de buscar o Senhor nas escrituras e ir até Ele. O risco de começar diretamente com estudos de terceiros, por melhores que sejam, é de não saber distinguir entre o que está na escritura, como um fato, daquilo que é inferido ou deduzido. Isto pode confundir a experiência de estar na presença do Senhor e ganhar Dele diretamente, que é o Seu propósito com Sua Economia. Isto vale também aos mais experientes, que precisam se acautelar de ir na escritura com conceitos prévios devido a familiaridade anterior, e com isto acabar se fechando para ganhar mais luz do Senhor.
Recomenda-se continuar em <A atitude de busca sendo fundamental>
Liberada a cópia desde que citada a fonte