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continuação de <PEA – Guardando a santidade do santuário do Espirito Santo>
Malaquias 2:15,16 > Não fez o SENHOR um, mesmo que havendo nele um pouco de espírito? E por que somente um? Ele buscava a descendência que prometera. Portanto, cuidai de vós mesmos, e ninguém seja infiel para com a mulher da sua mocidade. Porque o SENHOR, Deus de Israel, diz que odeia o repúdio e também aquele que cobre de violência as suas vestes, diz o SENHOR dos Exércitos; portanto, cuidai de vós mesmos e não sejais infiéis.
Mateus 5:32 > Eu, porém, vos digo: qualquer que repudiar sua mulher, exceto em caso de relações sexuais ilícitas (πορνεία – porneia = fornicação), a expõe a tornar-se adúltera (μοιχάω – moichaō = adultério); e aquele que casar com a repudiada comete adultério (μοιχάω – moichaō). (ver também Mateus 19:3-12; Marcos 10:2-12; Lucas 16:18; 1 Coríntios 7:10,11)
Mateus 19:3-10 > Vieram a ele alguns fariseus e o experimentavam, perguntando: É lícito ao marido repudiar a sua mulher por qualquer motivo? Então, respondeu ele: Não tendes lido que o Criador, desde o princípio, os fez homem e mulher e que disse: Por esta causa deixará o homem pai e mãe e se unirá a sua mulher, tornando-se os dois uma só carne? De modo que já não são mais dois, porém uma só carne. Portanto, o que Deus ajuntou não o separe o homem. Replicaram-lhe: Por que mandou, então, Moisés dar carta de divórcio e repudiar? Respondeu-lhes Jesus: Por causa da dureza do vosso coração é que Moisés vos permitiu repudiar vossa mulher; entretanto, não foi assim desde o princípio. Eu, porém, vos digo: quem repudiar sua mulher, não sendo por causa de relações sexuais ilícitas (πορνεία – porneia = fornicação), e casar com outra comete adultério (μοιχάω – moichaō) [e o que casar com a repudiada comete adultério]. Disseram-lhe os discípulos: Se essa é a condição do homem relativamente à sua mulher, não convém casar.
A escritura é muito clara sobre Deus odiar o divorcio (ou o repudiar a esposa), ainda que permitido por Moisés na Velha Aliança devido a dureza dos corações do povo (Deuteronômio 24:1-4). A diferença entre fornicação e adultério é que o adultério envolve também a profanação de aliança de casamento existente com outro cônjuge, além da relação sexual ilícita. A exceção que permite o divorcio em Mateus 5:32 (também Mateus 19:9) é no caso de fornicação (não é o caso de adultério).
O caráter do Nosso Deus é de ser fiel às Suas alianças (Deuteronômio 7:9; Neemias 9:7,8), e quebra de aliança por parte de quem deveria ser sua testemunha é uma afronta a Deus, sobre quem deveríamos testemunhar (Atos 1:8). Uma ilustração da seriedade com que Deus considera os compromissos e alianças feitos pelo seu povo está na história da aliança feita por Josué com os Gibeonitas (Josué 9). Mesmo tendo sido enganados pelos Gibeonitas para fazer aliança com eles, que forjaram não serem dos povos que Deus havia ordenado eliminar, Deus honrou a cobrança a Davi (2 Samuel 21:1-9) pelos descendentes dos Gibeonitas pela quebra da aliança feita por Saul ao massacrá-los (2 Samuel 21:2). A fome de três anos consecutivos sobre Israel só foi encerrada depois que Davi atendeu a vingança dos gibeonitas contra a casa de Saul.
A seriedade da aliança do casamento fica clara quando o Senhor diz que quem se casar com o cônjuge divorciado estaria cometendo adultério (afronta a primeira aliança de casamento), ver Marcos 10:11,12 e Lucas 16:18. Na verdade a palavra do filho de Deus é sim, sim, não, não. Não precisa jurar pois a sua palavra é tal como a palavra do Nosso Pai (Mateus 5:37; Tiago 5:12). Ou seja, a palavra do cristão é firme e fiel para qualquer compromisso que venha a assumir. Paulo ainda completa:
1Corintios 7:10,11 > Ora, aos casados, ordeno, não eu, mas o Senhor, que a mulher não se separe do marido (se, porém, ela vier a separar-se, que não se case ou que se reconcilie com seu marido); e que o marido não se aparte de sua mulher.
A única situação registrada na escritura da liberação da lei conjugal e consequente liberação para contrair novo matrimonio é com a morte de um dos cônjuges (ver 1 Corintios 7:39; Romanos 7:2,3; 1 Timoteo 5:14).
Continua em <PEC – A escolha do Cônjuge e a vida do casamento>
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