Site em desenvolvimento
continuação de <EV1 – Apresentando e pregando o Evangelho>
O batismo na Bíblia é bastante abrangente, e é fundamental no inicio da caminhada do cristão. Um versículo fundamental está em:
Marcos 16:16 > Quem crer e for batizado será salvo; quem, porém, não crer será condenado.
Repare o leitor que neste versículo condiciona a condenação ao não crer, ou seja, o crer é para a vida eterna, que nos livra da morte eterna. Outra observação importante é que o crer vem ANTES do batizar. Ou seja, inverter a ordem redundará em efeito nulo, sendo apenas um ‘banho cerimonial’. Sem fé o Batismo será nulo. Para ter a vida eterna basta crer em Jesus e em Sua obra redentora:
João 3:14-16 > E do modo por que Moisés levantou a serpente no deserto, assim importa que o Filho do Homem seja levantado, para que todo o que nele crê tenha a vida eterna. Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. (ver também João 3:36; 5:24; 6:40; 10:28; 11:25; 17:3; 20:31; Atos 13:48)
Observe que em nenhum destes versos condiciona o recebimento da vida eterna ao batismo, mas simplesmente ao Crer em Jesus! Então, afinal por que Marcos 16:16 fala em ‘crer e for batizado será salvo’? Este trecho da escritura pode nos ajudar:
1Corintios 10:1,2 > Ora, irmãos, não quero que ignoreis que nossos pais estiveram todos sob a nuvem, e todos passaram pelo mar, tendo sido todos batizados, assim na nuvem como no mar, com respeito a Moisés.
Ou seja, a passagem pelo mar vermelho foi o batismo do povo de Israel. O povo surgiu com Abraão, mas para ser liberto do Egito, que significa o mundo, precisou passar pelo mar vermelho, onde o poderoso exército do Faraó ficou sepultado e não pode mais oprimir o povo de Deus. Este batismo foi de libertação do mundo (Condenado – 1Corintios 11:32; Hebreus 11:7; inimigo de Deus – Tiago 4:4; 1 João 2:15-17; Odeia os Filhos de Deus – 1 João 3:1,13; Jaz totalmente a mercê do maligno – 1 João 5:19)! Tal libertação foi tão eficaz que depois havia um mar separando o povo do mundo que o escravizava! Tudo relacionado aquele mundo foi sepultado nas águas. Note que o Faraó estava disposto a até conceder que o povo adorasse a Deus ali no Egito mesmo (Êxodo 8:25), ou seja o mundo tem toda uma parte reservada às inúmeras religiões e quer que os seguidores de Cristo tratem a sua fé como mais uma destas religiões.
Isso permite entender melhor Marcos 16:16. O batismo nas águas é uma experiência de declarar ao mundo que não pertencemos mais a ele. Assim, ser salvo é ser salvo do mundo, do relacionamento e posição indevida com o mundo. Aqui a experiência de quem tem pregado o evangelho pode confirmar que os casos de possessão demoníaca só são resolvidos definitivamente quando a vitima, agora recém convertida, se batiza e corta todos os seus laços com tudo que se relacione com sua experiência mundana. O Batismo tem um significado espiritual profundo e é como formalizar a separação do Mundo e entrada para o Reino Espiritual dos Céus. Isto agora testemunhado até mesmo nas esferas espirituais.
Atos 2:38 > Respondeu-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo para remissão dos vossos pecados, e recebereis o dom do Espírito Santo.
Neste versículo, o apóstolo Pedro inclui a remissão dos pecados no batismo. Aqueles que ouviram esta pregação e pertenciam àquela geração que antes havia rejeitado a Jesus e mesmo insistido que Ele fosse crucificado e Seu sangue caísse sobre eles (Mateus 27:25), agora eram desvinculados daquela condenação ao demonstrarem arrependimento. Quantos de nós até mesmo blasfemamos contra Jesus antes se sermos alcançados por Sua misericórdia? No batismo demonstramos que nos arrependemos e nos separamos de qualquer relacionamento com aquela esfera mundana que blasfema contra Jesus. No mesmo sentido está o lavar dos pecados citado em Atos 22:16. Assim, através da água somos salvos do mundo e de tudo que é relacionado a ele (1 Pedro 3:20,21).
1Pedro 3:20,21 > os quais, noutro tempo, foram desobedientes quando a longanimidade de Deus aguardava nos dias de Noé, enquanto se preparava a arca, na qual poucos, a saber, oito pessoas, foram salvos, através da água, a qual, figurando o batismo, agora também vos salva, não sendo a remoção da imundícia da carne, mas a indagação de uma boa consciência para com Deus, por meio da ressurreição de Jesus Cristo;
continuar em <EV3 – Batismo – para dentro do Corpo de Cristo>
Liberada a cópia desde que citada a fonte