Site em desenvolvimento
continuação de <EV2 – Batismo – sendo salvo do mundo>
O batismo de João não era o mesmo que o batismo de Jesus:
Mateus 3:11 > Eu vos batizo com água, para arrependimento; mas aquele que vem depois de mim é mais poderoso do que eu, cujas sandálias não sou digno de levar. Ele vos batizará com o Espírito Santo e com fogo. (ver também Lucas 3:16)
Atos 19:3-5 > Então, Paulo perguntou: Em que, pois, fostes batizados? Responderam: No batismo de João. Disse-lhes Paulo: João realizou batismo de arrependimento, dizendo ao povo que cresse naquele que vinha depois dele, a saber, em Jesus. Eles, tendo ouvido isto, foram batizados em o nome do Senhor Jesus.
Ou seja, enquanto o batismo de João Batista era para arrependimento, o batismo de Jesus era com Espirito Santo (para os que crerem Nele) e com fogo (julgamento para os que não crerem Nele). Isto significa que o Batismo de Jesus nos introduz Nele, em Seu nome.
Mateus 28:19 > Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo;
Aqui fala sobre batizar em nome da trindade (Pai, Filho e Espirito Santo), mas não diz qual é o Nome. Isto é dito no livro de Atos, quando relata a prática na pregação dos apóstolos. Além da referencia em Atos 10:48; 19:3-5, tem-se:
Atos 2:38 > Respondeu-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo ..
Ou seja, o nome referido em Mateus 28:19 é JESUS. Ser batizado no nome é ser batizado na pessoa, sendo identificado com o Cristo ressurreto e ascendido, sendo unido com Ele. Desta forma a experiência Dele se torna também nossa:
Romanos 6:3-7 > Ou, porventura, ignorais que todos nós que fomos batizados em Cristo Jesus fomos batizados na sua morte? Fomos, pois, sepultados com ele na morte pelo batismo; para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos pela glória do Pai, assim também andemos nós em novidade de vida. Porque, se fomos unidos com ele na semelhança da sua morte, certamente, o seremos também na semelhança da sua ressurreição, sabendo isto: que foi crucificado com ele o nosso velho homem, para que o corpo do pecado seja destruído, e não sirvamos o pecado como escravos; porquanto quem morreu está justificado do pecado. (ver também Colossenses 2:10-12)
Ou seja, ao sermos batizados em Cristo Jesus, somos introduzidos no Seu corpo como mais um membro:
1Corintios 12:12-14 > Porque, assim como o corpo é um e tem muitos membros, e todos os membros, sendo muitos, constituem um só corpo, assim também com respeito a Cristo. Pois, em um só Espírito, todos nós fomos batizados em um corpo, quer judeus, quer gregos, quer escravos, quer livres. E a todos nós foi dado beber de um só Espírito. Porque também o corpo não é um só membro, mas muitos.
1Corintios 12:27 > Ora, vós sois corpo de Cristo; e, individualmente, membros desse corpo.
Gálatas 3:26-28 > Pois todos vós sois filhos de Deus mediante a fé em Cristo Jesus; porque todos quantos fostes batizados em Cristo de Cristo vos revestistes. Dessarte, não há judeu nem grego; nem escravo nem liberto; nem homem nem mulher; porque todos vós sois um em Cristo Jesus.
Este corpo de Cristo é a Igreja:
Efésios 1:22,23 > E pôs todas as coisas debaixo dos pés e, para ser o cabeça sobre todas as coisas, o deu à igreja, a qual é o seu corpo, a plenitude daquele que a tudo enche em todas as coisas. (ver também Efésios 4:12-16; 5:29,30; Colossenses 1:18,24; 3:15)
Assim, esqueça o conceito mundano/religioso sobre igreja. Igreja não é um templo, instituição, associação ou mesmo religião. Muitos tem proposto batismo para uma denominação ou religião em particular e consideram o batismo em outro lugar como nulo. Este não é o batismo da Bíblia, não salva do mundo, mas apenas introduz em um setor especifico das religiões no mundo! No Novo Testamento existe apenas um corpo e apenas um batismo para dentro deste único corpo (ver Efésios 4:4,5). É preciso mudança de mente, e se antes conhecíamos a Cristo de maneira da velha criação e do mundo religioso, agora não mais:
2Corintios 5:16,17 > Assim que, nós, daqui por diante, a ninguém conhecemos segundo a carne; e, se antes conhecemos Cristo segundo a carne, já agora não o conhecemos deste modo. E, assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura; as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas.
A vida eterna nos livra da perdição eterna. Ao crer em Jesus, nascemos como nova criatura no Seu Corpo que é a Igreja. Este Corpo já foi crucificado, morto, sepultado, ressuscitado e ascendido aos céus na Pessoa de Nosso Senhor Jesus. Ele é o Cabeça do corpo, e por consequência, Nele Deus ‘nos fez assentar nos lugares celestiais’ (Efésios 2:6). (ver mais a respeito em ‘A Igreja’)
continuar em <PE0 – A consciência e conduta de quem foi comprado por Jesus sendo fundamental para o CAMINHO>
Liberada a cópia desde que citada a fonte