Site em desenvolvimento
continuação de <A consciência e conduta de quem foi comprado por Jesus sendo fundamental para o CAMINHO>
A expressão CAMINHO e CAMINHOS ocorre centenas de vezes na escritura. Esta palavra deve ser interpretada conforme o contexto. Pode significar caminho fisico mesmo1, ou pode significar conduta, tanto de Deus2 quanto do homem, seja este no mau caminho3 ou nos caminhos de Deus4. Isto fica mais evidente com a referencia nos Salmos a respeito da diferença de percepção entre Moisés e o povo durante a travessia no deserto:
Salmos 95:10 > Durante quarenta anos, estive desgostado com essa geração e disse: é povo de coração transviado, não conhece os meus caminhos.
Salmos 103:7 > Manifestou os seus caminhos a Moisés e os seus feitos aos filhos de Israel.
Os filhos de Israel não conheciam os caminhos de Deus apenas presenciaram os feitos de Deus, o que não lhes aproveitou em nada. O que indica claramente que o povo não tinha preocupação em entender o PORQUE de Deus dar a lei e ordenanças ou de fazer o que fez no meio deles. Não perceberam, por exemplo, o porque de Deus dar o maná na maneira com que fez5. Já no fim da jornada, quase completando os 40 anos de vaguear no deserto, Moisés explica ao povo o porque daquela maneira de Deus6. Na verdade o entendimento só irá se abrir para aquele que o buscar7. Foi a recomendação de Deus a Josué, para que fosse bem em sua vida8.
As religiões de hoje repetem o mesmo erro que os religiosos da velha aliança9, simplesmente reproduzindo mandamentos maquinalmente aprendidos, mas o coração está longe.
Isaías 29:13 > O Senhor disse: Visto que este povo se aproxima de mim e com a sua boca e com os seus lábios me honra, mas o seu coração está longe de mim, e o seu temor para comigo consiste só em mandamentos de homens, que maquinalmente aprendeu,
Assim ao homem religioso só se importa com os feitos e proezas de Deus e do Espirito Santo. Algumas buscam freneticamente manifestações exteriores místicas para com isto angariarem credibilidade e adeptos. Enfatizam isto o tempo todo, mas e o coração? Quem se importa com o que está no coração de Deus? Andar no CAMINHO do Senhor requer que se importe com o que está no coração de Nosso Senhor e que O amemos10. Isto significa colocar a Deus em primeiro lugar em nossas decisões e em nossa vida11. A natureza humana é pecaminosa, e por mais que tente, sempre acaba desviando do CAMINHO12. Somente o próprio Senhor encarnado é que finalmente fez com que a vontade do Senhor prosperasse em suas mãos13. JESUS é o próprio CAMINHO e o destino14, pois Ele cuidou de fazer exclusivamente a vontade do Pai15. Ele é o evangelho pregado no Novo Testamento.
No inicio da Igreja não haviam denominações ou religiões que caracterizassem a identidade dos seguidores de Jesus, mas eles eram conhecidos como os do ‘CAMINHO’:
Atos 9:2 > e lhe pediu cartas para as sinagogas de Damasco, a fim de que, caso achasse alguns que eram do Caminho, assim homens como mulheres, os levasse presos para Jerusalém.
Assim, o que era pregado não era uma religião, mas era o CAMINHO, e era assim conhecido pelo mundo e pelos perseguidores:
Atos 19:9 > Visto que alguns deles se mostravam empedernidos e descrentes, falando mal do Caminho diante da multidão, Paulo, apartando-se deles, separou os discípulos, ..
Atos 19:23 > Por esse tempo, houve grande alvoroço acerca do Caminho.
Atos 22:4 > Persegui este Caminho até à morte, prendendo e metendo em cárceres homens e mulheres,
Atos 16:17 > Seguindo a Paulo e a nós, clamava, dizendo: Estes homens são servos do Deus Altíssimo e vos anunciam o caminho da salvação.
Atos 24:14 > Porém confesso-te que, segundo o Caminho, a que chamam seita, assim eu sirvo ao Deus de nossos pais, acreditando em todas as coisas que estejam de acordo com a lei e nos escritos dos profetas,
Atos 24:22 > Então, Félix, conhecendo mais acuradamente as coisas com respeito ao Caminho, adiou a causa, dizendo: Quando descer o comandante Lísias, tomarei inteiro conhecimento do vosso caso.
Inclusive, devido ao mau testemunho de alguns que se diziam seguidores do CAMINHO, este foi difamado:
2 Pedro 2:2 > E muitos seguirão as suas práticas libertinas, e, por causa deles, será infamado o caminho da verdade;
2 Pedro 2:15 > abandonando o reto caminho, se extraviaram, seguindo pelo caminho de Balaão, filho de Beor, que amou o prêmio da injustiça
2 Pedro 2:21 > Pois melhor lhes fora nunca tivessem conhecido o caminho da justiça do que, após conhecê-lo, volverem para trás, apartando-se do santo mandamento que lhes fora dado.
Para pregar este CAMINHO é necessário estar claro do que se refere exatamente:
Atos 18:25-26 > Era ele instruído no caminho do Senhor; e, sendo fervoroso de espírito, falava e ensinava com precisão a respeito de Jesus, conhecendo apenas o batismo de João. Ele, pois, começou a falar ousadamente na sinagoga. Ouvindo-o, porém, Priscila e Áqüila, tomaram-no consigo e, com mais exatidão, lhe expuseram o caminho de Deus.
Este CAMINHO é um caminho NOVO, que foi aberto pelo Nosso Senhor Jesus, precursor, quem primeiro trilhou este caminho:
Hebreus 10:19,20 > Tendo, pois, irmãos, intrepidez para entrar no Santo dos Santos, pelo sangue de Jesus, pelo novo e vivo caminho que ele nos consagrou pelo véu, isto é, pela sua carne,
Como explicado na abordagem deste site16, para melhor compreensão e aplicação prática, a Bíblia é comparada ao ‘mapa’ da boa terra e do CAMINHO até ela17. Evidentemente que não basta ter apenas tal ‘mapa’, se não vamos de fato buscar trilhar o CAMINHO, ou seja ir até Cristo (João 5:40). Bom relembrar que Ele não é apenas o destino, mas também o CAMINHO14.
Quem teve experiência em fazer uma trilha com auxílio de um mapa sabe que é fundamental identificar os pontos notáveis no terreno, que também estejam registrados no mapa, para poder amarrar ou vincular o ‘mapa’ ao terreno. Neste ponto é fundamental a revelação do Espirito Santo, porque, embora possamos ver o registro de tais pontos notáveis nas escrituras (mapa), precisamos de revelação para identificá-los na boa terra, que é Cristo. Assim para podermos atinar com o CAMINHO sem desviar, além do ‘mapa’, precisamos de uma visão celestial a nos guiar18. Não basta ter profundo conhecimento intelectual do ‘mapa’ e dos idiomas originais deste. Sem buscar a direção do Espirito Santo, facilmente se cairá na situação de cegueira dos fariseus19, especialistas e doutores da lei e das escrituras no tempo da primeira vinda de Jesus. Por isto neste site tem outra sequencia de artigos para ajudar a entender a esfera espiritual adequada para identificar os pontos notáveis20.
Finalmente, com o conhecimento do ‘mapa’ (sim, estudar as escrituras é fundamental) mediante a luz do Senhor21, pelo Seu Espirito, podemos trilhar o CAMINHO e correr a nossa carreira após Ele22. Em nosso andar, muitas vezes teremos de passar por vale da sombra da morte23, e sempre precisaremos da condução do Espirito Santo, como a nossa paz interior24, funcionando como nossa ‘bussola’, indicando a direção da vontade de Deus em meio às trevas. É quando a palavra avivada pelo Espirito será de grande ajuda25. Portanto pode-se falar três aspectos fundamentais para a prática: conhecer as escrituras e seus pontos fundamentais, achegar-se ao Senhor para revelação espiritual e efetivamente se dispor a pagar o preço para perseverar no CAMINHO.
Recomenda-se continuar em <PE2 – A decisão em seguir o CAMINHO>
Liberada a cópia desde que citada a fonte